IMG-LOGO
Página Inicial ONU alerta para avanço do terrorismo em África e CEDEAO negocia reintegração de três países
internacional

ONU alerta para avanço do terrorismo em África e CEDEAO negocia reintegração de três países

Benedita Papel - 22 Aug, 2025 175 Visualizações
IMG

De acordo com o relatório estratégico semestral do Secretário-Geral da ONU sobre a ameaça do Estado Islâmico, apresentado no Conselho de Segurança, grupos extremistas ligados ao Daesh continuam a expandir a sua presença no continente africano. Estima-se que apenas na África Ocidental e no Sahel operem entre 8 mil e 12 mil combatentes, apoiados por estrangeiros da região.

O chefe do Escritório das Nações Unidas para o Contraterrorismo, Vladimir Voronkov, destacou o ressurgimento do Estado Islâmico no Grande Sahara e a produção intensa de propaganda terrorista na região. Também foram identificadas redes de financiamento e logística na Líbia e crescente actividade em Moçambique, RDC e Somália. O uso da Inteligência Artificial e das redes sociais para recrutamento e propaganda preocupa as Nações Unidas, embora a tecnologia também possa ser usada no combate ao terrorismo.

Paralelamente, o Presidente da Serra Leoa e líder em exercício da CEDEAO, Julius Maada Bio, anunciou em Bissau que estão em curso negociações para reintegrar Mali, Burkina Faso e Níger, suspensos da organização. O dirigente sublinhou ainda a importância da cooperação regional em matéria de segurança, integração económica e consolidação da paz.