A delegação angolana ao workshop regional do Banco Mundial, com o tema “Remodelar os sistemas de saúde no contexto de ajuda em declínio e espaço fiscal restrito – África Oriental e Austral”, é chefiada por Job Monteiro, coordenador da Unidade de Implementação do Projeto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, ligado ao Ministério da Saúde. A comitiva inclui ainda quadros dos ministérios da Saúde e das Finanças.
Segundo um comunicado enviado ao Jornal de Angola, o encontro, que termina hoje, visa avaliar o impacto da redução do financiamento externo na prestação de serviços essenciais de saúde e identificar soluções de curto e longo prazo para reforçar a resiliência dos sistemas nacionais.
Entre os objetivos do workshop destacam-se a troca de experiências entre os países participantes, a procura de alternativas financeiras sustentáveis diante do declínio da ajuda internacional, a análise de estratégias de gestão da cadeia de abastecimento, de recursos humanos e de tecnologias de informação em saúde, assim como o fortalecimento do financiamento interno e da eficiência dos serviços. O encontro também enfatiza a proteção das alocações nacionais para a Saúde e a implementação de mecanismos de financiamento inovadores.