IMG-LOGO
Página Inicial Peru decreta estado de emergência após onda de crimes
internacional

Peru decreta estado de emergência após onda de crimes

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 64 Visualizações
IMG

A decisão foi tomada no domingo à noite, após o cantor Paul Flores ser fatalmente baleado por criminosos que atacaram o ônibus onde ele viajava com sua banda, após um show nos arredores de Lima.

Os músicos foram alvo de ameaças de um grupo criminoso que, segundo os representantes da banda, buscava extorqui-los.

"O estado de emergência será decretado nas próximas horas para toda a província de Lima e a província constitucional de Callao", anunciou o primeiro-ministro do Peru.

Em uma publicação na rede social X, Gustavo Adrianzén afirmou que tropas serão enviadas para apoiar a Polícia Nacional, sem detalhar a quantidade de soldados ou o período de duração da medida.

Adrianzén explicou que a decisão foi tomada após uma reunião com a presidente Dina Boluarte, que também antecipou, para terça-feira, uma reunião do Conselho Nacional de Segurança dos Cidadãos.

O primeiro-ministro destacou que o governo está planejando "uma reforma ampla do sistema prisional".

Ele expressou "profundas condolências" à família de Paul Flores e apelou à união nacional.

"Na luta contra o crime organizado, é essencial que todos os peruanos permaneçam unidos, superando diferenças de qualquer natureza", reforçou.

Embora a extorsão seja um problema recorrente na América Latina, sua escala no Peru tornou-se preocupante, em parte devido a organizações como o Tren de Aragua, um grupo criminoso venezuelano atuante em vários países da região.

Desde janeiro, mais de 400 homicídios foram registrados, segundo a imprensa local.

Em 2024, o Peru já havia declarado estado de emergência em algumas áreas da capital, com apoio do exército, em resposta a uma onda de assassinatos de motoristas de ônibus, também ligados a extorsão.

Crédito: Notícias ao Minuto