IMG-LOGO
Página Inicial Presidente da LaLiga quer eliminar o mundial de clubes
desporto

Presidente da LaLiga quer eliminar o mundial de clubes

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 48 Visualizações
IMG

Tebas criticou o modelo expandido para 32 equipas, acusando-o de enfraquecer as ligas domésticas e beneficiar apenas os grandes, num processo comparável a um torneio de verão amistoso, sem intensidade.

Sublinhou que a competição é economicamente desequilibrada (2 mil milhões de dólares gerados, com apenas 20 % destinados aos clubes grandes) e que agrava a duração da época, prejudicando a preparação física dos atletas.

O dirigente defendeu que o único caminho para proteger o “ecossistema do futebol” é a eliminação completa da competição, uma ideia que considera realista dado que já foi retirado o formato anterior (em que durava poucos dias).

Em audições recentes com o Congresso espanhol, apoio-se aos alertas sobre o excesso competitivo e criticou movimentos como a Superliga Europeia, afirmando que "basta de novos formatos e competições". Tebas salientou que tais iniciativas, sem consulta às ligas, colocam em causa a competitividade, a sustentabilidade económica e o bem-estar dos jogadores, lembrando que as ligas representam 1,4 % do PIB espanhol e geram 168 000 empregos.