A sessão insere-se no ciclo de distinções em curso desde Abril, ao abrigo da Lei n.º 2/25, de 18 de Março, e integra um total de 463 agraciados. Nesta etapa, são reconhecidas 113 figuras na Classe Independência e 84 na Classe Paz e Desenvolvimento, abrangendo personalidades da política, economia, cultura, desporto e jornalismo.
Entre os homenageados consta o jornalista Santos Vilola, do Jornal de Angola, cuja condecoração está prevista para amanhã, altura em que mais 266 cidadãos receberão a distinção.
A medalha comemorativa alusiva ao cinquentenário da Independência Nacional foi criada para enaltecer o contributo individual e colectivo na luta de libertação, na preservação da soberania e no progresso de Angola.
A 6.ª Cerimónia evoca, em particular, o legado do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e dos antigos combatentes, reconhecendo a coragem e o sacrifício que permitiram a construção de um Estado soberano.
As festividades prolongam-se até às vésperas do 11 de Novembro, data em que o país assinala os 50 anos da proclamação da Independência.