IMG-LOGO
Página Inicial Professora angolana ensina dança kabetula e promove cooperação cultural internacional
entretenimento

Professora angolana ensina dança kabetula e promove cooperação cultural internacional

Benedita Malanda - 03 Dec, 2025 84 Visualizações
IMG

Eliseth Rodrigues, docente da Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, encontra-se em Angola desde sábado, após participar do Congresso de Cooperação Internacional para a Mobilidade das Danças Latino-Americanas, realizado de 19 a 22 de novembro em Buenos Aires, Argentina.

A bailarina explicou que o encontro permitiu o intercâmbio de conhecimentos, troca de experiências e fortalecimento das relações entre artistas, valorizando o património cultural de cada país. Angola foi convidada especial devido à influência dos ritmos africanos nas danças latino-americanas.

Durante a viagem, Eliseth Rodrigues apresentou a proposta do primeiro curso de licenciatura em Dança da Universidade de Luanda e orientou um seminário de dança kabetula na Universidade Nacional “General Sarmiento”, reunindo professores e alunos de diversas instituições.

Além de workshops e debates em Buenos Aires, a docente participou de atividades culturais no Brasil, na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), durante a semana da Consciência Negra, apresentando técnicas de dança moderna e contemporânea da escola cubana, e explorando a dança folclórica-recreativa kabetula.

Licenciada em Dança Contemporânea pela Universidade de Havana (ISA) e mestranda em Ensino da Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa, Eliseth Rodrigues coordena a Companhia de Artes da UniLuanda, é autora do Festival de Dança Passo a Passo e integra a Comissão Directiva da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA).

Segundo a docente, iniciativas como estas fortalecem a mobilidade artística internacional, promovem o diálogo entre culturas e consolidam a presença da dança angolana no cenário global, abrindo novas rotas de cooperação e valorização dos patrimónios culturais.