IMG-LOGO
Página Inicial Profissionais angolanos absorvem práticas chinesas de combate à pobreza
sociedade

Profissionais angolanos absorvem práticas chinesas de combate à pobreza

Benedita Malanda - 16 Sep, 2025 236 Visualizações
IMG

As políticas e experiências da China na redução da pobreza foram apresentadas, esta terça-feira, 16, em Pequim, a profissionais de media angolanos, no âmbito do Seminário de Intercâmbio, onde se destacou a coordenação entre Governo e sociedade como chave para o sucesso.

Corpo da notícia:
O tema foi abordado pela directora-adjunta da Faculdade de Estudos Hispânicos e Portugueses da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, Zhang Fangfang, que explicou todo o processo que envolveu as estratégias de alívio da pobreza e erradicação da fome na China.

Segundo a académica, a alimentação sempre ocupou lugar central nas políticas públicas chinesas, com envolvimento direto de empresas públicas e privadas. Até 2020, garantiu, todos os moradores rurais abaixo da linha da pobreza foram retirados dessa condição e passaram a ter melhor qualidade de vida.

Zhang Fangfang destacou ainda o papel da agricultura, que registou crescimento de 600 milhões de toneladas em produtos agrícolas, assegurando o abastecimento básico de alimentos. Desde 1978, o crescimento económico diário do país atingiu 9%, e o PIB per capita aumentou 45 vezes.

A académica atribuiu os resultados à liderança do Partido Comunista Chinês, à mobilização de recursos, à participação social e à integração do mercado interno.

A sessão foi marcada por momentos de interação e troca de experiências entre a docente e os profissionais da Comunicação Social angolana, que tiveram oportunidade de colocar questões e partilhar percepções sobre os desafios em Angola.