O Ministério da Energia e Águas está a implementar um projeto de eletrificação em Malanje, que combina a construção de parques solares fotovoltaicos, a expansão da subestação elétrica da cidade e a instalação de novas subestações em Kiwaba Nzogi e Caculama Mucari, além de duas linhas de alta tensão.
Segundo uma nota de imprensa enviada ao Jornal de Angola Online, o projeto inclui também a construção de linhas de média tensão de 30 kV e a implementação de iluminação pública. A iniciativa prevê eletrificar cerca de 20 mil habitações, com uma capacidade de geração fotovoltaica de 22,31 MWp e 51,63 MWh de armazenamento em baterias.
As localidades beneficiadas e o calendário de entrega do projeto foram detalhados: em 2026, receberão eletricidade Caculama Mucari, Quela, Catala, Caombo, Muquixi, Quiwaba Nzogi, Xandel, Gunza Muanha, Caxinga e Mufuma; em 2027, será a vez de Luquembo, Cambundi Catembo, Quirima, Marimba, Massango, Sautar, Dumba Cabango, Cunda-Dia-Baze, Quibango e Micanda.
O projeto reforça o compromisso do Governo angolano em expandir o acesso à energia limpa e confiável, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e melhorando a qualidade de vida das comunidades rurais e urbanas da província.