IMG-LOGO
Página Inicial Reservas de minérios estratégicos reforçam aposta de Angola na diversificação económica
economia

Reservas de minérios estratégicos reforçam aposta de Angola na diversificação económica

Benedita Malanda - 22 Oct, 2025 165 Visualizações
IMG

O director de Operações da GR7 Consultoria Mineral do Brasil, Gerson Romano, partilhou a sua visão durante a Mining Summit Angola 2025, realizada no Centro de Convenções de Talatona, sob o tema “Mineração, Inovação e Sustentabilidade em Angola”. O evento, organizado pela Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), serviu de antecâmara à Conferência Internacional de Minas de Angola (AIMC 2025), que decorre a partir de hoje no mesmo local.

Ao intervir no painel “Economia Mineral: Minerais Críticos e Tendências”, o especialista destacou o papel do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) na criação de condições para transformar o país num dos principais fornecedores de produtos processados da cadeia de valor mineira, reduzindo as perdas associadas à exportação de matéria-prima.

Segundo Romano, o potencial geológico de Angola posiciona o país como um actor-chave no fornecimento de minerais essenciais à transição energética, como terras raras, grafite, cobre, alumínio, níquel e cobalto, sem descurar os recursos estratégicos tradicionais, como o petróleo e o diamante.

O especialista defendeu, igualmente, a necessidade de melhorar o ambiente de negócios no sector mineiro, formar quadros nacionais altamente qualificados e reforçar a segurança jurídica para atrair investidores estrangeiros e capital de risco.

Em declarações ao Jornal de Angola, o geólogo recordou a sua experiência de 15 anos na área, tendo participado em importantes descobertas de depósitos de terras raras no Brasil, incluindo o projecto Goiás Mineração Serra Verde, reconhecido como o primeiro projecto de terras raras fora da China.