Durante uma operação realizada nesta quarta-feira, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Benguela apreendeu 39 contentores de 20 pés carregados com quartzo no Terminal do Porto do Lobito. Francisco Vieira, porta-voz do SIC local, explicou que a carga é de proveniência ilícita, e que estão a investigar para determinar os responsáveis e a forma como o mineral foi explorado.
Segundo Vieira, o caso já está sob a jurisdição da Procuradoria-Geral da República (PGR), e ambos os órgãos trabalham em coordenação. A carga tinha como destino a República da China, e a apreensão foi possível graças a um trabalho de inteligência. A empresa envolvida, de nacionalidade chinesa, opera no país, e parte do quartzo apreendido foi extraído no município do Lobito, província de Benguela.
Ele mencionou que o trabalho de investigação está em andamento para identificar a ligação entre essa e outras empresas ao minério explorado no país. O SIC tem como objetivo garantir maior fluidez e segurança no Porto do Lobito, e apesar de ainda não haver detenções, as investigações continuam com a expectativa de identificar os responsáveis pela carga.
Francisco Vieira destacou que esta é a primeira apreensão de tal magnitude no Porto do Lobito, embora outras apreensões e detenções tenham sido feitas em coordenação com a segurança interna da empresa portuária.