IMG-LOGO
Página Inicial Sonangol Lança Projeto para Preparar Jovens para o Mercado de Trabalho
sociedade

Sonangol Lança Projeto para Preparar Jovens para o Mercado de Trabalho

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 121 Visualizações
IMG

O programa tem como objetivo equipar os jovens com capacidades técnicas, competências comportamentais e habilidades de liderança, preparando-os para o mercado de trabalho ou para o autoemprego.

No Huambo, o lançamento do programa ocorreu no Centro Cultural Manuel Rui, contando com a massiva participação de jovens empreendedores vindos dos 17 municípios da província.

Edson Pongolola, coordenador do programa, explicou que o 'Sonajovem 5.0' está sendo desenvolvido em comemoração aos 50 anos da Independência Nacional e da existência da Sonangol.

O responsável informou que jovens angolanos com iniciativas nos setores de Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Agropecuária, Comunicação, Prestação de Serviços, Energias Renováveis, Minerais, Petróleo, Economia Circular, entre outras áreas, podem candidatar-se ao programa.

A iniciativa visa preparar e apoiar os jovens selecionados com ideias empreendedoras, mas não concede financiamento.

Candidaturas Edson Pongolola revelou que as candidaturas podem ser feitas no portal www.sonajovem.co.ao, por jovens entre 18 e 40 anos, incluindo angolanos residentes no exterior.

Em declaração ao Jornal de Angola, António Ndalo, diretor do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado, destacou que o programa 'Sonajovem 5.0', sob responsabilidade da maior empresa petrolífera do país, demonstra a capacidade da Sonangol de se adaptar às exigências dos tempos atuais, simbolizando a confiança e o potencial transformador da juventude angolana como força motriz para inovação e progresso.

Zaire No município do Soyo, o lançamento contou com a presença de representantes de diversas instituições públicas e privadas.

Rodrigo Pereira, analista do projeto, informou que, a nível nacional, já foram efetuadas cerca de oito mil candidaturas, sendo 21 da província do Zaire.

A ação compreende cinco fases: inscrição, triagem, incubação e seleção final, em que serão escolhidas 50 startups para serem acompanhadas pela Sonangol por 12 meses.

O objetivo, segundo Rodrigo Pereira, é promover, orientar e educar os jovens para dominar as ferramentas de trabalho e alcançar sucesso nos negócios. O projeto será implementado em todas as províncias, conforme as políticas do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN).

Adelino Nkai, administrador-adjunto do Soyo para a Área Técnica, afirmou que o projeto oferecerá mais oportunidades aos jovens empreendedores em diversos setores da vida econômica e social.