As cidades de Luanda e Abidjan passarão a estar mais próximas a partir de Março de 2026, com o lançamento da nova ligação aérea directa operada pela TAAG – Linhas Aéreas de Angola. A informação foi avançada neste domingo pelo embaixador angolano na Côte d’Ivoire, Oliveira Francisco Encoge, durante uma avaliação dos actuais níveis de cooperação entre os dois países.
O diplomata considera que a abertura da rota representa uma mais-valia, tanto para o aumento da presença da comunidade angolana naquele país, como para o fortalecimento das relações bilaterais. “Acredito que o incremento das relações de cooperação entre os dois países, com a vinda do voo directo da TAAG entre Luanda e Abidjan, é uma oportunidade para que o número de angolanos aqui cresça e, principalmente, para que as nossas relações se consolidem”, afirmou.
Oliveira Encoge sublinhou que Angola e Côte d’Ivoire mantêm relações políticas, diplomáticas e de cooperação consideradas excelentes, com um nível de ligação que “transcende a mera relação entre Estados”. Segundo o embaixador, trata-se de “uma relação de irmandade”, que se pretende aprofundar ainda mais, sobretudo no contacto directo entre os dois povos.
O lançamento da nova rota insere-se no esforço de expansão da TAAG e na estratégia dos dois governos de ampliar a mobilidade, a conectividade regional e as oportunidades económicas entre África Central e África Ocidental.