Durante uma reunião na Casa Branca com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, Trump disse acreditar que “algum tipo de acordo” está próximo. Contudo, sublinhou que a libertação simultânea de todos os reféns em Gaza é condição essencial para qualquer entendimento.
Segundo as autoridades israelitas, o Hamas mantém 48 reféns sequestrados, dos quais se estima que apenas 20 estejam vivos. “Não queremos um refém esta semana, outro daqui a dois meses e mais três depois, como tem acontecido. Queremos todos de volta de uma só vez”, afirmou o líder norte-americano.
Trump destacou ainda a reunião que manteve em Nova Iorque, no quadro da 80.ª Assembleia Geral da ONU, com representantes de países árabes e islâmicos para discutir um plano pós-conflito para Gaza. Classificou o encontro como “muito positivo” e disse acreditar que a região caminha para um entendimento.
O Presidente dos EUA deverá reunir-se na próxima segunda-feira com o Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu. De acordo com o portal Político, Trump assegurou aos líderes islâmicos que não permitirá a anexação da Cisjordânia ocupada por Israel.