O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, visitou hoje a cidade de Thai Nguyen, capital da província homónima e a mais afectada pela tempestade, com o maior número de vítimas e cerca de 200 mil casas danificadas, segundo a agência Lusa.
Com água até aos joelhos, o chefe do Governo inspeccionou as áreas mais atingidas e participou na distribuição de ajuda humanitária, de acordo com informações publicadas no portal oficial do governo.
As autoridades locais mobilizaram mais de 7.600 soldados e voluntários para apoiar as operações de emergência, após o país ter sido atingido por sete tempestades severas desde o final de Agosto.
De acordo com o balanço provisório, três pessoas morreram na província de Bac Ninh (30 quilómetros a noroeste de Hanói), duas em Thanh Hoa e uma em Cao Bang, na fronteira com a China.
As equipas de resgate continuam à procura de pelo menos três desaparecidos — dois em Thai Nguyen e um em Thanh Hoa.
As cheias provocaram ainda grandes perdas na agricultura, danos nas infra-estruturas e risco elevado de deslizamentos de terra e transbordamentos de rios, alertam as autoridades vietnamitas.