IMG-LOGO
Página Inicial Turquia oferece mediação mas reforça fronteira perante risco de conflito
internacional

Turquia oferece mediação mas reforça fronteira perante risco de conflito

Helena Matias - 29 Jan, 2026 20 Visualizações
IMG

Fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco confirmaram à agência AFP que o chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, é esperado em Ancara na sexta-feira para discutir a situação. O ministro turco, Hakan Fidan, reiterou a oposição de Ancara a qualquer intervenção militar, alertando para os riscos que tal ação representaria para a região e para o mundo.

A Turquia partilha mais de 550 quilómetros de fronteira com o Irão e já construiu 380 quilómetros de muro para travar imigração ilegal e tráfico de drogas, mas admite que poderá reforçar ainda mais a vigilância. Apesar disso, não confirmou a criação de uma eventual zona tampão, hipótese avançada por meios de comunicação locais.

O receio de um confronto militar intensificou-se após declarações do presidente norte-americano Donald Trump, que afirmou que “o tempo está a esgotar-se para o Irão”. Em resposta, Araghchi garantiu que as forças iranianas estão “com o dedo no gatilho”, embora tenha sublinhado que Teerão continua aberto a um acordo “justo e equitativo” sobre o seu programa nuclear.

As ameaças já tiveram impacto nos mercados internacionais: o preço do petróleo Brent ultrapassou os 70 dólares por barril, o valor mais alto desde setembro, refletindo o receio de instabilidade no Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 20% da produção mundial de crude.

Por: LUSA