Em entrevista exclusiva ao Jornal de Angola, Helgas Freitas anunciou que a Comissão Multissectorial de Combate e Prevenção da Cólera decidiu prorrogar a campanha de vacinação para atingir a meta de imunizar 930 mil 532 pessoas.
Conforme informado por Helgas Freitas, a vacinação porta a porta continuará nas áreas mais afetadas pela doença, como Paraíso e Belo Monte, ambos no município de Cacuaco, em Luanda.
A diretora Nacional de Saúde Pública destacou que, na província do Bengo, a campanha de vacinação porta a porta está em andamento nos municípios de Dande, Úcua e Barra do Dande. Enquanto isso, em Icolo e Bengo, o município de Sequele é o único realizando a campanha, sendo esta feita em postos fixos de vacinação espalhados pela área.
Helgas Freitas apelou à população das províncias mais afetadas pela cólera que participem em massa no processo de vacinação, considerando-o o método mais eficaz para interromper a cadeia de transmissão da doença, que já infectou 2069 pessoas entre crianças e adultos.
Segundo o mais recente boletim do Ministério da Saúde, dos 2069 casos de cólera registados, 70 resultaram em morte e 194 pessoas estão internadas nos centros de tratamento de cólera nas três províncias mais afetadas.
A população é aconselhada a manter medidas preventivas, como higiene pessoal, tratamento da água, lavagem adequada dos alimentos, eliminação de focos de lixo e consumo de água tratada, para evitar a propagação da doença.