IMG-LOGO
Página Inicial União Africana Debate Segurança Alimentar em Reunião Ministerial
politica

União Africana Debate Segurança Alimentar em Reunião Ministerial

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 89 Visualizações
IMG

Durante a reunião ministerial, em que Angola é representada pelo ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, será analisado o projeto de Estatuto da Agência de Segurança Alimentar de África e o relatório sobre a seleção dos Centros de Excelência da União Africana para Pesquisa e Treinamento em Pesca, Aquicultura, Conservação da Biodiversidade Aquática e Gestão de Ecossistemas.
Amanhã, os ministros das Relações Exteriores se reúnem para preparar os dossiês e submetê-los à apreciação dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, durante a Cimeira Extraordinária na sexta-feira.
Está prevista a análise do documento que será a Declaração de Kampala CAADP, com sessões ministeriais estruturadas para diálogos inclusivos e interativos entre os ministros e partes interessadas. A Cimeira Extraordinária tem como objetivo endossar a Declaração de Kampala CAADP, fornecendo uma visão abrangente para transformar os sistemas agroalimentares de África de 2026 a 2035.
O CAADP visa um crescimento anual de 6% no setor Agrícola, com Estados-membros da União Africana alocando pelo menos 10% dos orçamentos para a Agricultura. A Declaração de Malabo de 2014 renovou o compromisso com o CAADP e estabeleceu metas ambiciosas para 2025, incluindo erradicação da fome, redução da desnutrição, triplicação do comércio intra-africano e construção da resiliência dos meios de subsistência.
Os Chefes de Estado e de Governo expressaram preocupação de que o continente não esteja no caminho certo para cumprir as metas do CAADP de Malabo até 2025.
A Cimeira foi organizada pela Comissão da União Africana e pelo Governo ugandês.