IMG-LOGO
Página Inicial UNITA Apela à Investigação de Ameaças Contra Líder
politica

UNITA Apela à Investigação de Ameaças Contra Líder

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 121 Visualizações
IMG

De acordo com o comité permanente da comissão política do maior partido da oposição, "é essencial que o Executivo compreenda que há limites para tudo". A UNITA solicita a presença em Angola de comissões da União Africana, da Corte de Justiça e dos Povos Africanos, do Parlamento Europeu, do Tribunal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, além do envolvimento de atores da sociedade civil, para "verificar a falta de independência do poder judicial, o abandono das populações, a censura extrema nos meios de comunicação e a perseguição política com ameaças à integridade física dos líderes partidários".

Sob a liderança de Costa Júnior, o partido insta a PGR a investigar as denúncias e apela aos membros, simpatizantes e cidadãos angolanos a intensificarem esforços "para evitar o ressurgimento de assassinatos políticos no país".

Quanto ao incidente no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, onde ex-Presidentes estrangeiros e delegados foram retidos por horas antes de participarem na Conferência Internacional da Plataforma Democratas por África, a UNITA afirma ter colaborado com o Governo por dois meses, fornecendo a lista de convidados, datas de chegada e objetivos do evento.

O partido alerta que o Estado democrático "está ameaçado pela postura anti-democrática do MPLA, que mantém o Estado refém", e faz um apelo por uma "mobilização ampla". Mobilização que una a sociedade civil e as comunidades religiosas.