A visita do diplomata angolano à Universidade de Lubumbashi decorreu à margem das celebrações do 70.º aniversário da instituição, fundada em 1955, e teve como objectivo reforçar os laços de cooperação académica e científica entre Angola e a RDC.
De acordo com um comunicado enviado ao Jornal de Angola, António Miala e o 17.º reitor da UNILU acordaram em abrir oportunidades de acesso a estudantes angolanos e organizar, em Novembro deste ano, um colóquio internacional dedicado à memória histórica, soberania e futuro partilhado da região, no quadro das comemorações do 50.º aniversário da Independência de Angola.
O cônsul-geral destacou que o encontro com Kishiba Fitula Gilbert representa um passo importante para a institucionalização de uma parceria estratégica entre a Universidade de Lubumbashi e as principais universidades angolanas, com vista ao fortalecimento da investigação científica e do intercâmbio cultural.
Segundo António Miala, as celebrações do 50.º aniversário da Independência de Angola constituem um momento de reflexão e orgulho nacional, servindo também de catalisador para a criação de pontes académicas e culturais que consolidem as relações históricas e de amizade entre os dois povos.
A Universidade de Lubumbashi é uma das maiores e mais prestigiadas instituições de ensino superior da RDC, ao lado da Universidade de Kinshasa, Universidade Católica do Congo, Universidade de Kisangani e Universidade Católica de Bukavu.