IMG-LOGO
Página Inicial Vandalismo em infraestruturas de energia e água provoca cortes e prejuízos à população
sociedade

Vandalismo em infraestruturas de energia e água provoca cortes e prejuízos à população

Benedita Malanda - 08 Dec, 2025 76 Visualizações
IMG

Na sexta-feira, torres da linha de alta tensão que interligam as subestações eléctricas Catumbela, Norte e Cavaco foram alvo de vandalismo, provocando danos ao serviço de fornecimento de energia e perdas financeiras.

Em Luanda, no mesmo dia, moradores dos bairros Azul e Samba ficaram sem energia devido à destruição de um kiosk de distribuição, enquanto no Golf 1, Malanjino e Popular, um posto de seccionamento foi vandalizado durante a madrugada, deixando diversas famílias privadas de eletricidade.

O comunicado do Ministério da Energia e Águas recorda que, recentemente, na província de Malanje, 18 torres de 110 kV e 3 torres de 400 kV foram vandalizadas, causando prejuízos significativos ao Estado e interrompendo o fornecimento regular de energia. Em Luanda, no dia 15 de Novembro, um incêndio provocado danificou cabos subterrâneos de média tensão, deixando cerca de 400 famílias sem eletricidade na Samba.

No Cunene, uma torre metálica da linha de distribuição Ondjiva/Santa Clara (30 kV) foi igualmente vandalizada, privando do fornecimento regular as localidades de Namacunde, Santa Clara e Oihole. Este ano, a província registou cinco incidentes semelhantes.

O Ministério alerta que furtos de cabos elétricos e outros actos de vandalismo são recorrentes, comprometendo a estabilidade do serviço e impondo custos elevados para reposição e manutenção das infraestruturas.