O encontro, que decorreu no auditório da Biblioteca da Administração Geral Tributária (AGT), reuniu representantes de vários departamentos ministeriais e membros da Unidade Técnica Central do Comité de Gestão Coordenada de Fronteiras.
Segundo uma nota divulgada pelo JA Online, o workshop abordou os aspectos diplomáticos e estratégicos da cooperação fronteiriça, bem como o papel das relações internacionais na promoção de fronteiras seguras e integradas.
A iniciativa visou consolidar uma visão comum na execução do Plano Anual de Actividades do CGCF, com destaque para a facilitação do comércio transfronteiriço e o reforço da segurança nacional.
Diplomacia e estabilidade regional
Na sua intervenção, o director de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, José da Silva, sublinhou a importância da diplomacia na harmonização de políticas fronteiriças e na cooperação externa, factores que considera essenciais para:
A estabilidade das relações com países vizinhos;
A melhoria da reputação internacional de Angola;
E o impulso ao desenvolvimento económico sustentável.
José da Silva reforçou que uma diplomacia activa e coordenada é determinante para enfrentar os desafios regionais e potenciar as oportunidades económicas e comerciais nas zonas fronteiriças.