Diante de milhares de fiéis reunidos no Vaticano, o Papa Leão XIV evocou uma parábola de Jesus sobre um patrão que sai em busca de trabalhadores para sua vinha, alertando para os perigos do mundo dos negócios, onde há sempre o risco de ceder a propostas que ignoram os valores do Evangelho.
"O mercado é um espaço onde, lamentavelmente, afeto e dignidade muitas vezes se tornam mercadorias, negociadas na busca pelo lucro", declarou o pontífice. Ele enfatizou a importância do reconhecimento pessoal e alertou: "Quando não nos sentimos valorizados, corremos o risco de nos vender a quem oferecer mais. O Senhor, no entanto, nos lembra que nossa vida tem um valor imensurável e deseja nos ajudar a descobri-lo."
O líder da Igreja Católica fez um apelo especial à juventude, incentivando-os a não hesitarem, mas a atenderem ao chamado divino com entusiasmo.
"Não adiem! Arregacem as mangas, pois o Senhor é generoso e não os decepcionará. Ao trabalharem na sua vinha, encontrarão a resposta para a inquietação que carregam: qual é o verdadeiro sentido da minha vida?", declarou.
Durante sua catequese, Leão XIV também rogou ao Senhor que iluminasse as mentes, permitindo que as pessoas reconheçam e defendam a dignidade essencial de cada ser humano.