Durante a cerimónia de despedida, o coordenador e gestor técnico da Unidade de Implementação do Plano de Desenvolvimento Sanitário (UIP), Job Monteiro, destacou a importância estratégica deste investimento no reforço do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
Segundo o responsável, apostar na capacitação de quadros angolanos é essencial para garantir um sistema de saúde mais eficiente, robusto e inclusivo. O objetivo central do programa é assegurar que, após a formação, os bolseiros regressem às suas províncias de origem, onde deverão integrar as unidades hospitalares e atuar como formadores, disseminando os conhecimentos adquiridos.
Job Monteiro garantiu ainda que os direitos laborais dos formandos serão salvaguardados durante todo o processo de formação, assim como no seu regresso, quando serão reintegrados plenamente no mercado de trabalho nacional.
A UIP reafirmou o seu compromisso com a valorização do capital humano, destacando a transparência e a excelência como pilares fundamentais para a construção de um sistema de saúde mais moderno e acessível para todos os angolanos.